O CEBROM Medicina Oncológica tem um amplo quadro de exames clínicos para seus pacientes, e um deles é o CORE BIOPSY DE MAMA.

Estamos no Movimento Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de mama, uma das maiores causas de morte para mulheres, e como já enfatizamos várias vezes, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, e esse exame tem um resultado preciso para auxiliar o médico.

Como já falamos em um post anterior, leia aqui, o Câncer resulta da multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, e há vários tipos de câncer de mama, e alguns deles se desenvolvem rapidamente e outros não, porém a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Não há uma causa única, são diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama.

O Core Biopsy de Mama é normalmente recomendado após o médico diagnosticar por meio da mamografia alguma alteração.

Leia também: Mamografia: o melhor caminho é a prevenção

O que é?

Também conhecido como Biópsia por Agulha Grossa, esse exame consiste na retirada de fragmentos de alguns milímetros, de tecido por meio da utilização de uma pistola especial que contém uma agulha de calibre um pouco mais grossa; a posição dessa agulha poderá ser guiada por mamografia digital ou ultrassom, e é realizada com anestésico local.

Para que serve?

Com ele é possível estudar a história e a estrutura do tumor de modo eficiente e eficaz, diagnosticando a doença ainda no início. O core biopsy possibilita obter precisamente a classificação tumoral, o grau de invasão, a dosagem de receptores hormonais e os marcadores, sendo assim o médico pode estabelecer um tratamento 100% adequado e individualizado a paciente.

Existem riscos e reações adversas?

Esse é um procedimento de baixo risco de complicação, pouco invasivo e não costuma causar reações adversas na paciente, e por usar anestésico o desconforto é mínimo. Durante o procedimento é possível ocorrer um pequeno sangramento no local, porém é controlado no momento e não causa danos ou prejuízos após a finalização do mesmo. Também é comum ocorrer inchaço da mama e até mesmo vermelhidão e sensação de febre (pele quente), mas as atividades rotineiras poderão ser retomadas ainda no mesmo dia, mas ocorrendo algum destes o seu médico irá indicar algum tipo de medicamento ou mesmo um leve repouso.

Quanto tempo demora o resultado?

É comum em situações onde se investiga a possibilidade de um diagnóstico maligno a paciente ficar ansiosa, por isso é bom saber que normalmente o resultado poderá levar até 02 semanas para assim marcar o retorno com seu médico.

Enfatizamos que a probabilidade de cura no tratamento quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente supera os 90% e realizar mamografia é dar chance para a vida.

Agende já seu exame.

CEBROM Medicina Oncológia

Cuidar, Sempre

Und. Universitário: (62) 3265-0400

Fontes: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/biopsia-da-mama/1390/264/ e https://www.tuasaude.com/biopsia-da-mama/ e http://www.diagnosticosdobrasil.com.br/blog/noticia/tipos-de-biopsias-para-o-diagnostico-de-cancer-de-mama/

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário